IMPACTO DA GESTÃO ESCOLAR NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E NA QUALIDADE DO ENSINO

Autores

  • Inara Conceição Francisco Faculdade Cristã da Cidade
  • Ninalva Aparecida da Silva Ferreira Faculdade Cristã da Cidade de São José dos Campos/SP
  • Luiz Antonio Tozi Faculdade Cristã da Cidade de São José dos Campos/SP

DOI:

https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n2.a4069

Palavras-chave:

Gestão escolar, Gestão democrática, Gestão burocrática, Trabalho docente, Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo analisa de que maneira diferentes modelos de gestão escolar, em especial os modelos burocrático e democrático, impactam a atuação dos professores e a qualidade do ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, fundamentada em revisão de literatura sobre gestão escolar, trabalho docente e qualidade social da educação. A partir de autores que discutem racionalidade técnica, gestão democrática e organização da escola, o estudo sistematiza quatro dimensões de análise, participação, inovação, administração e motivação utilizadas para comparar, em termos conceituais, os dois modelos de gestão. Os resultados indicam que a gestão burocrática se caracteriza por forte controle administrativo e padronização, o que restringe a participação efetiva, reduz o espaço para inovação e contribui para a desmotivação docente. Em contraste, a gestão democrática reposiciona a administração como mediação político-pedagógica, amplia os espaços de participação, favorece a criatividade pedagógica e fortalece o engajamento dos professores com o projeto educativo. Conclui-se que práticas de gestão orientadas por princípios democráticos constituem um caminho promissor para a valorização do trabalho docente, para a melhoria do clima escolar e para o fortalecimento da qualidade do ensino.

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Biografia do Autor

Inara Conceição Francisco, Faculdade Cristã da Cidade

Discente na Faculdade Cristã da Cidade, São José dos Campos, SP

Ninalva Aparecida da Silva Ferreira, Faculdade Cristã da Cidade de São José dos Campos/SP

Discente na Faculdade Cristã da Cidade, São José dos Campos, SP

Luiz Antonio Tozi, Faculdade Cristã da Cidade de São José dos Campos/SP

Docente na Faculdade Cristã da Cidade, São José dos Campos, SP

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Publicado

2025-11-19

Como Citar

Francisco, I. C., Ferreira, N. A. da S., & Tozi, L. A. (2025). IMPACTO DA GESTÃO ESCOLAR NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E NA QUALIDADE DO ENSINO. Revista Ciências Exatas, 31(2). https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n2.a4069

Edição

Seção

Artigos de Congressos