IMPACTO DA GESTÃO ESCOLAR NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES E NA QUALIDADE DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n2.a4069Palavras-chave:
Gestão escolar, Gestão democrática, Gestão burocrática, Trabalho docente, Ensino-aprendizagem.Resumo
Este artigo analisa de que maneira diferentes modelos de gestão escolar, em especial os modelos burocrático e democrático, impactam a atuação dos professores e a qualidade do ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, fundamentada em revisão de literatura sobre gestão escolar, trabalho docente e qualidade social da educação. A partir de autores que discutem racionalidade técnica, gestão democrática e organização da escola, o estudo sistematiza quatro dimensões de análise, participação, inovação, administração e motivação utilizadas para comparar, em termos conceituais, os dois modelos de gestão. Os resultados indicam que a gestão burocrática se caracteriza por forte controle administrativo e padronização, o que restringe a participação efetiva, reduz o espaço para inovação e contribui para a desmotivação docente. Em contraste, a gestão democrática reposiciona a administração como mediação político-pedagógica, amplia os espaços de participação, favorece a criatividade pedagógica e fortalece o engajamento dos professores com o projeto educativo. Conclui-se que práticas de gestão orientadas por princípios democráticos constituem um caminho promissor para a valorização do trabalho docente, para a melhoria do clima escolar e para o fortalecimento da qualidade do ensino.
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