A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DA ENGENHARIA SIMULTÂNEA INTEGRADA A GESTÃO DE PROJETOS COMO FORMA DE ATINGIR OS OBJETIVOS DAS ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.69609/1516-2893.2024.v30.n2.a3875Palabras clave:
Engenharia Simultânea, Gestão de Projetos, Desenvolvimento de Novos Produtos, Processo de Desenvolvimento de Novos ProdutosResumen
A velocidade da transformação do mercado mundial aliada a competitividade acirrada oriunda do desejo por novos produtos e novas tecnologias tem como consequência a crescente demanda pela busca de conhecimento sobre as expectativas do mercado em que as organizações atuam para enfrentar o problema de introduzir de novos produtos, mais rápido do que os concorrentes, sem aumentar custos e garantir a qualidade almejada.
Nesse contexto, a inserção de um produto novo passa a ser um ponto importante na estratégia organizacional de enfrentamento a concorrência, com a gestão do ciclo de vida entendendo o ponto ideal para iniciar o processo de desenvolvimento de um novo produto, se torna o fator determinante na sobrevivência das organizações.
O presente trabalho, tem como objetivo a utilização da metodologia da engenharia simultânea integrada ao processo de desenvolvimento do novos produtos suportando as estratégias corporativas para enfrentar a concorrência, por meio da redução de ciclo, custos e com incremento da qualidade do projeto.
Citas
ANDERSON, D. M., Design for Manufacturability & Concurrent Engineering: How to Design for low cost, Design in high quality, Design for lean manufacture, and Design quickly for fast production. Cambria, California, EUA; CIM Press, 2004.
ARMSTRONG, G., KOTLER, P., Princípios de Marketing. 9.Ed. São Paulo: Pearson, 2003.
CLELAND, D. I., Project management: strategic design and implementation. 2. ed. McGraw-Hill, 1994.
KERZNER, H., Project Management Metrics, KPIs, and Dashboards. New York, editora International Institute for Learning Inc, 2013.
MILLWARD, H., LEWIS, A., Barriers to successful new product development within small manufacturing companies. Journal of Small Business and Enterprise Development, 12(3), 379-394. http://dx.doi.org/10.1108/14626000510612295, 2005.
PACKENDORFF, J. Inquiring into the temporary organization: new directions for Project management research. Scandinavian Journal of Management, v. 11, n. 4, 1995.
ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F. A..; AMARAL, D. C.; TOLEDO, J. C.; SILVA, S. L.; ALLIPRANDINI, D. H.; SCALICE R. K. Gestão de desenvolvimento de produtos: Uma referência para melhoria de processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
TAKAHASHI, S., & TAKAHASHI, V. P. Gestão de inovação de produtos: estratégia, processo, organiz. e conhec. RJ: Campus, 2007.
TRYGG, L., Simultaneous Engineering: A Movement or an Activity of the Few? Procs of the Int’l Product Development Management Conf. on New Approaches to Development &
Engineering, Brussels, 18-19 May, EIASM, Brussels, 1992.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Wagner Ricardo Maggian, Arcione Ferreira Viagi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.