ANÁLISE DA CLIMATIZAÇÃO EXISTENTE DA SALA DA ENGENHARIA DA CAMERON
DOI:
https://doi.org/10.69609/1516-2893.2024.v30.n1.a3845Palavras-chave:
ar-condicionado, carga térmica, conforto térmico, dimensionamento, energiaResumo
Este trabalho foi estudado na empresa Cameron do Brasil ltda., especificamente no setor da engenharia de projetos. Apesar de ser um prédio novo, cálculo de cargas térmicas para um correto dimensionamento dos aparelhos condicionadores de ar não foi realizado. O cálculo da carga térmica dos ambientes a serem condicionados é a primeira etapa no dimensionamento de um sistema de ar-condicionado. A escolha do setor de engenharia demonstrará que com uma correta escolha dos aparelhos condicionadores de ar o consumo de energia pode ser reduzido e conforto térmico obtido satisfatoriamente.
Referências
FROTA, A.B, Manual do conforto térmico: arquitetura e urbanismo, 5ª. Ed, São Paulo, Studio Nobel, Brasil, 2001.
CARRIER AIR CONDITIONING COMPANY, Handbook of air conditioning system design, New York, McGraw-Hill, 1965.
ASHRAE, ANSI/ASHRAE Standard 62.1.2007, Ventilation for Acceptable Indoor Air Quality, American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, Inc., Atlanta, GA, 2007.
COSTA, E.C, Física aplicada à construção: conforto térmico, Porto Alegre, Blucher, Brasil, 1974.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.