Sobre a Revista

Vinculada a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Taubaté (PRPPG/UNITAU) e pertencente ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/MPE), a RETS – Revista Educação e Transformação Social é um periódico semestral de acesso aberto dedicado à divulgação de artigos científicos, dossiês, ensaios, relatos de experiência, produtos técnicos e tecnológicos, resenhas, editoriais, entrevistas e cases voltados à formação e à prática docente na Educação Básica e à pesquisa aplicada à realidade escolar.

Similarmente, a publicação oferece contribuições originais, teóricas ou empíricas relacionadas aos diversos processos educacionais, evidenciando seu compromisso com a inclusão, a diversidade, a inovação e a sustentabilidade na Educação. De orientação pluralista e interdisciplinar, disponível na versão eletrônica, a RETS é também aberta às demais áreas que estabelecem interfaces com a Educação, em seus mais distintos segmentos.

Desta forma, a RETS visa fortalecer o diálogo entre as universidades, as escolas e a sociedade civil ao disseminar o conhecimento acerca da Educação vinculado à pesquisa e à prática profissional de discentes, docentes e pesquisadores.

Histórico e Vinculação Institucional

A RETS – Revista Educação e Transformação Social surge com o compromisso de construir um novo espaço que permita promover a produção científica da área da Educação Básica advinda de universidades brasileiras e de outros países. Da mesma forma, o periódico pretende estimular o debate acadêmico sobre questões educacionais em seus mais distintos prismas e dimensões para promover a crítica e indicar proposições de modelos de intervenção pública ou privada de natureza sustentável. A RETS – Revista Educação e Transformação Social foi idealizada pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), instituído no ano de 2013 pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Taubaté (PRPPG/UNITAU). Detentor da atual Nota CAPES 4, o PPGE tem por área de concentração a “Formação de Professores para a Educação Básica”.

Missão, Visão e Valores

Missão

Promover e disseminar o conhecimento produzido no campo da formação docente, principalmente em práticas pedagógicas, metodologias inovadoras, políticas públicas educacionais, inclusão e tecnologias aplicadas à educação de forma interdisciplinar, fortalecendo o compromisso com a qualidade do ensino na Educação, sobretudo a Básica, contribuindo com a transformação social.

Visão

Ser um periódico de referência nacional e internacional na área de formação docente e práticas educacionais inovadoras, reconhecido pela qualidade científica, compromisso ético e contribuição para a comunicação da ciência e da educação.

 Valores

  • Compromisso com a qualidade acadêmica;

  • Ética e transparência editorial;

  • Promoção da inclusão e diversidade;

  • Responsabilidade social e ambiental;

  • Acesso aberto e gratuito ao conhecimento;

  • Valorização do conhecimento aplicado e das práticas docentes.

Objetivos da Revista

  • Divulgar trabalhos científicos que dialoguem com os eixos de formação docente, as práticas pedagógicas inovadoras, inclusão e diversidade, tecnologias educacionais e políticas públicas.

  • Valorizar a produção dos mestrandos e doutorandos e egressos, sob a exegese de seus orientadores de Programas Stricto Sensu, bem como de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

  • Estimular a divulgação de produtos técnicos e tecnológicos desenvolvidos no âmbito dos Programas Profissionais.

  • Promover o intercâmbio acadêmico nacional e internacional.

  • Viabilizar a interface e a interdisciplinaridade entre distintas áreas do saber e a Educação.

ODS identificados e justificados (Agenda 2030 da ONU)

A RETS – Revista Educação e Transformação Social alinha-se diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, incorporando-os em sua missão, escopo editorial e nas diretrizes para autores.

Entre os ODS contemplados, destaca-se o ODS 4 – Educação de Qualidade, considerado como eixo central da proposta editorial, uma vez que a publicação tem como finalidade qualificar a formação docente, valorizar práticas pedagógicas inovadoras e fortalecer a educação básica e demais etapas da formação formal constituídas como motor de transformação social.

A valorização da diversidade, inclusão e equidade no ambiente escolar e acadêmico demonstra a inserção ao ODS 5 – Igualdade de Gênero e ao ODS 10 – Redução das Desigualdades, promovendo o acolhimento de pesquisas e experiências que dialoguem com a educação inclusiva, a superação das barreiras sociais, digitais e culturais e a construção de práticas educacionais comprometidas com a justiça social.

O periódico também assume papel relevante no estímulo à inovação na educação, promovendo o desenvolvimento e a divulgação de produtos técnicos e tecnológicos educacionais oriundos de Programas Profissionais de Pós-Graduação, em consonância com o ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura. Esses produtos representam a aplicação prática do conhecimento científico em benefício da comunidade escolar.

O compromisso ético com a ciência e com os processos editoriais transparentes e democráticos está alinhado ao ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e refletido nas políticas editoriais da revista, que seguem os princípios do COPE (Committee on Publication Ethics) a fim de promover a integridade acadêmica e a responsabilidade social do conhecimento publicado.

A revista fortalece o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação ao incentivar o intercâmbio acadêmico nacional e internacional mediante a publicação de dossiês temáticos, entrevistas com especialistas e colaborações interinstitucionais, ampliando os horizontes da produção científica em Educação.

Ainda que de forma indireta, o ODS 1 – Erradicação da Pobreza também está presente no escopo da RETS, que reconhece a valorização da formação docente e a melhoria da qualidade da educação básica como instrumentos fundamentais para romper ciclos de desigualdade estrutural.

Complementarmente, o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima pode ser contemplado em dossiês e artigos voltados à educação ambiental, à sustentabilidade e à formação de professores conscientes de seu papel frente aos desafios climáticos contemporâneos.

Dessa forma, a RETS – Revista Educação e Transformação Social não apenas divulga conhecimento científico, mas o faz com base em compromissos globais que visam uma sociedade mais justa, sustentável, igualitária e inclusiva.

Foco e Escopo

Com o intuito de orientar autores, avaliadores e indexadores, valorizando os diálogos e abrindo espaço para produções de áreas que relacionadas a seu projeto central, a RETS – Revista Educação e Transformação Social apresenta temas prioritários e de interesse desta publicação:

  1. Formação docente

  2. Práticas pedagógicas inovadoras

  3. Inclusão e diversidade na educação

  4. Tecnologias educacionais

  5. Políticas públicas educacionais

  6. Educação básica

  7. Educação Superior

  8. Educação a Distância

  9. Produtos técnicos e tecnológicos educacionais

  10. Pesquisa aplicada

  11. Intercâmbio acadêmico nacional e internacional

  12. Educação e transformação social

  13. Educomunicação e a interface Educação/Comunicação

  14. Interdisciplinaridades educacionais

Público-Alvo

Professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores, gestores educacionais, estudantes de pós-graduação e demais profissionais de outras áreas interessados na melhoria da qualidade da Educação.

Política de Acesso Aberto

A RETS – Revista Educação e Transformação Social adota a política de acesso livre e imediato ao conteúdo publicado, pois compreende que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona a democratização mundial do conhecimento. Os artigos serão licenciados pela Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento e a adaptação do material, desde que atribuída a devida autoria.

Periodicidade

A RETS – Revista Educação e Transformação Social terá periodicidade semestral, com edições publicadas nos meses de junho e dezembro. O fluxo de submissões será contínuo, permitindo a avaliação e publicação dos artigos ao longo do ano. A publicação também organizará dossiês com outros programas nacionais e internacionais durante o ano.

Equipe Editorial

Acessar página Equipe Editorial

Diretrizes para Autores

Condições para submissão; Templates; Processo de avaliação; Padrões; Direito autoral etc.
Acessar página Submissões