GÊNEROS TEXTUAIS E LINGUAGEM CIENTÍFICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Tânia Guedes MAGALHÃES Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Thayane Viana FONSECA Rede Municipal de Coronel Pacheco (MG)
  • Anna Carolina Santos Reis DALAMURA Instituto Granbery - Juiz de Fora

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Livros didáticos. Ensino de LP

Resumo

RESUMO: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em livros didáticos de Língua Portuguesa de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que buscou analisar a linguagem científica em gêneros textuais. Primeiramente, realizamos um breve levantamento de características dessa linguagem. Em seguida, procedemos a uma análise documental de três coleções de livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2012). Os dados apontam para uma pequena presença de gêneros textuais de discurso científico de forma mais sistematizada, o que nos leva a acreditar que há uma lacuna na exploração de características linguísticas dos gêneros da esfera científica no ensino de linguagem nos anos iniciais, onde deveriam se iniciar os trabalhos reflexivos sobre a linguagem dessa natureza com vistas a uma educação linguística mais eficiente.

Biografia do Autor

Tânia Guedes MAGALHÃES, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras pela UFJF (MG) e Doutora em Estudos de Linguagem pela UFF (RJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, linha de pesquisa: Linguagem, conhecimento e formação de professores

Thayane Viana FONSECA, Rede Municipal de Coronel Pacheco (MG)

Especialista em “Educação no Ensino Fundamental” pela UFJF e professora da rede municipal de Coronel Pacheco (MG)

Anna Carolina Santos Reis DALAMURA, Instituto Granbery - Juiz de Fora

Mestre em Educação pelo PPGE – UFJF e professora de escolas da rede particular de Juiz de Fora. anna.carolina.santos@hotmail.com

Downloads

Publicado

2018-10-06

Edição

Seção

Artigos