GÊNEROS TEXTUAIS E LINGUAGEM CIENTÍFICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
Gêneros textuais. Livros didáticos. Ensino de LPResumen
RESUMO: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em livros didáticos de Língua Portuguesa de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que buscou analisar a linguagem científica em gêneros textuais. Primeiramente, realizamos um breve levantamento de características dessa linguagem. Em seguida, procedemos a uma análise documental de três coleções de livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2012). Os dados apontam para uma pequena presença de gêneros textuais de discurso científico de forma mais sistematizada, o que nos leva a acreditar que há uma lacuna na exploração de características linguísticas dos gêneros da esfera científica no ensino de linguagem nos anos iniciais, onde deveriam se iniciar os trabalhos reflexivos sobre a linguagem dessa natureza com vistas a uma educação linguística mais eficiente.Descargas
Publicado
2018-10-06
Número
Sección
Artigos