A LEITURA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE DE PORTUGUÊS

Autores

Palavras-chave:

Formação docente inicial, Leitura, Educação Inclusiva, Sala de Recursos Multifuncionais.

Resumo

Este artigo objetiva discutir a formação do professor de Letras na perspectiva da educação inclusiva, a partir das vivências de uma aluna estagiária de Licenciatura em Letras Português, de uma universidade pública do estado do Paraná, em práticas de ensino em uma Sala de Recursos Multifuncionais, em que realizou o trabalho de observação e atuação com foco nas habilidades de leitura de alunos com necessidades educacionais especiais. Com fundamentação nos pressupostos histórico-culturais sobre a mediação e das pesquisas sobre leitura desenvolvidas pela Linguística Aplicada, as análises efetuadas, a partir do relatório de estágio, demonstraram que, por meio das experiências no contexto inclusivo, mediadas pelo professor supervisor e pelos colegas de formação, a estagiária apreende as dificuldades de leitura dos alunos, como também as estratégias e abordagens para trabalhá-las, atuando nas suas zonas de desenvolvimento proximal.

Biografia do Autor

Cristiane Malinoski Pianaro ANGELO, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Letras

Docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNICENTRO

Renilson José MENEGASSI, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Letras

Docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM

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Publicado

2019-10-27

Edição

Seção

Artigos