Formação docente inicial, Leitura, Educação Inclusiva, Sala de Recursos Multifuncionais.
Abstract
Este artigo objetiva discutir a formação do professor de Letras na perspectiva da educação inclusiva, a partir das vivências de uma aluna estagiária de Licenciatura em Letras Português, de uma universidade pública do estado do Paraná, em práticas de ensino em uma Sala de Recursos Multifuncionais, em que realizou o trabalho de observação e atuação com foco nas habilidades de leitura de alunos com necessidades educacionais especiais. Com fundamentação nos pressupostos histórico-culturais sobre a mediação e das pesquisas sobre leitura desenvolvidas pela Linguística Aplicada, as análises efetuadas, a partir do relatório de estágio, demonstraram que, por meio das experiências no contexto inclusivo, mediadas pelo professor supervisor e pelos colegas de formação, a estagiária apreende as dificuldades de leitura dos alunos, como também as estratégias e abordagens para trabalhá-las, atuando nas suas zonas de desenvolvimento proximal.
Author Biographies
Cristiane Malinoski Pianaro ANGELO, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Doutora em Letras
Docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNICENTRO
Renilson José MENEGASSI, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Doutor em Letras
Docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM