ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA: PÊCHEUX E FOUCAULT, DOIS “MICHEIS” EM SEUS (DES)ENCONTROS

Autores

  • Luciana AZEREDO Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Viviane Dinês BARTHO Instituto Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Análise do Discurso Francesa. Relações entre Pêcheux e Foucault. A atividade do analista do discurso.

Resumo

A Análise do Discurso Francesa (AD) é uma área do conhecimento heterogênea e desenvolvida de modo interdisciplinar, tendo como representantes fundamentais Michel Pêcheux e Michel Foucault, dois “Micheis” que mantiveram seus estudos discursivos de forma independente, mas que, a nosso ver, desenvolveram noções teóricas que estabelecem relações entre si e que, quando estudadas detalhadamente e de modo articulado, podem proporcionar compreensões mais efetivas sobre o domínio de estudos do discurso e sua análise. Nosso objetivo é, pois, lançar um olhar para as contribuições dos dois referidos “Micheis”, buscando relações entre eles. Metodologicamente, este estudo é de natureza teórico-reflexiva, por meio da qual revisitaremos alguns conceitos e concepções de Pêcheux e Foucault para, então, estabelecermos aproximações e distanciamentos, movimentos teóricos que podem contribuir para estudos aplicados em AD.

Biografia do Autor

Luciana AZEREDO, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Educação pela USF, Mestra em Linguística Aplicada pela UNITAU, professora de Educação Básica e Superior no CEFET-MG

Viviane Dinês BARTHO, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em Letras pela USP, Mestra em Linguística Aplicada pela UNITAU, professora de Ensino Básico Técnico /Tecnológico e Superior no IFSP.

Downloads

Publicado

2020-07-25

Edição

Seção

Artigos