ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA: PÊCHEUX E FOUCAULT, DOIS “MICHEIS” EM SEUS (DES)ENCONTROS

Autores/as

  • Luciana AZEREDO Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Viviane Dinês BARTHO Instituto Federal de São Paulo

Palabras clave:

Análise do Discurso Francesa. Relações entre Pêcheux e Foucault. A atividade do analista do discurso.

Resumen

A Análise do Discurso Francesa (AD) é uma área do conhecimento heterogênea e desenvolvida de modo interdisciplinar, tendo como representantes fundamentais Michel Pêcheux e Michel Foucault, dois “Micheis” que mantiveram seus estudos discursivos de forma independente, mas que, a nosso ver, desenvolveram noções teóricas que estabelecem relações entre si e que, quando estudadas detalhadamente e de modo articulado, podem proporcionar compreensões mais efetivas sobre o domínio de estudos do discurso e sua análise. Nosso objetivo é, pois, lançar um olhar para as contribuições dos dois referidos “Micheis”, buscando relações entre eles. Metodologicamente, este estudo é de natureza teórico-reflexiva, por meio da qual revisitaremos alguns conceitos e concepções de Pêcheux e Foucault para, então, estabelecermos aproximações e distanciamentos, movimentos teóricos que podem contribuir para estudos aplicados em AD.

Biografía del autor/a

Luciana AZEREDO, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Educação pela USF, Mestra em Linguística Aplicada pela UNITAU, professora de Educação Básica e Superior no CEFET-MG

Viviane Dinês BARTHO, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em Letras pela USP, Mestra em Linguística Aplicada pela UNITAU, professora de Ensino Básico Técnico /Tecnológico e Superior no IFSP.

Publicado

2020-07-25

Número

Sección

Artigos