CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NAS AULAS DE DUAS PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Márcia Andréa Almeida de OLIVEIRA Universidade Federal do Pará
  • Luciana de Oliveira ALVES Escola de Aplicada da Universidade Federal do Pará
  • Rayra VALENTE

Palavras-chave:

Avaliação formativa. Avaliação Somativa. Ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Concepções e práticas avaliativas.

Resumo

Os avanços no domínio das teorias cognitivas, socioconstrutivistas e socioculturais contribuíram fortemente para ampliar e diversificar os estudos sobre a concepção, as funções e as práticas de uma avaliação menos classificatória e mais voltada para as aprendizagens quotidianas. Entretanto, observa-se ainda hoje uma enorme distância entre os importantes desenvolvimentos teóricos na área da avaliação escolar e as práticas avaliativas na sala de aula de Língua Portuguesa. Este estudo, que se baseia, principalmente, em pesquisas de cunho francófono e anglófono que abordam a avaliação como suporte para o ensino e aprendizagem, tais como as conduzidas por Allal (2007), Hadji (2011), Morrissette (2010) e Zimmerman (2000), tem por objetivo apresentar, de um lado, uma síntese dos avanços na avaliação das/para as aprendizagens e, de outro, evidenciar, por meio da análise das entrevistas de duas professoras de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino que, tal como apontam os estudos desenvolvidos nas últimas décadas, a avaliação escolar ainda se caracteriza predominantemente por práticas somativas, muitas vezes, consideradas formativas. É possível que esse fenômeno decorra do fato de não haver no campo do ensino de língua portuguesa estudos que apresentem estratégias didáticas, cientificamente comprovadas, para a implementação de práticas formativas.

Biografia do Autor

Márcia Andréa Almeida de OLIVEIRA, Universidade Federal do Pará

Pós-doutoranda em Harvard Graduate School of Education. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas, com estágio doutoral na Universidade de Genebra. Mestra em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará. Graduação em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa) pela Universidade Federal do Pará e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Professora adjunta da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa “Avaliação da/na aprendizagem de língua” (Aval). Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: literacia, didatização de gêneros textuais, gestos didáticos/profissionais, Leitura, sequência didática de leitura e livro didático.

Luciana de Oliveira ALVES, Escola de Aplicada da Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras - dupla licenciatura - em língua portuguesa (2005) e língua francesa (2007) e mestrado em Estudos linguísticos pela Universidade Federal do Pará (2017). É, desde 2018, doutoranda na área dos Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. Atualmente, é professora de língua francesa da Escola de Aplicação da UFPA. Tem experiência na área de avaliação e ensino-aprendizagem de línguas, com ênfase em língua francesa.

Rayra VALENTE

Graduada em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará

Downloads

Publicado

2020-07-25

Edição

Seção

Artigos