AUTONOMIA, USO DAS TIC E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

Autores

Palavras-chave:

Autonomia, TIC, Aprendizagem de Inglês

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa desenvolvida com alunos do Curso de Licenciatura em Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e respectivas literaturas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão sobre o caráter autônomo dos alunos e o desenvolvimento desta autonomia junto com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas de estudo de inglês.  Os dados da pesquisa foram coletados com alunos do primeiro, terceiro, quinto e sétimo semestres do curso de Letras – Línguas Adicionais no primeiro semestre de 2018, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa com base em um questionário online. Os resultados, presentes nesta pesquisa, trazem definições comuns a todos quanto ao conceito “autonomia”, mas diferentes perspectivas quanto aos comportamentos autônomos de cada aluno. Além disso, apontam para o uso das TIC como recursos de estudo fora do ambiente acadêmico.

Biografia do Autor

Gabriela Bohlmann DUARTE, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduada em Letras- Licenciatura em Português/Inglês e respectivas Literaturas, Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na área de Linguística Aplicada. É Professora Adjunta I da Universidade Federal do Pampa - Bagé (UNIPAMPA), atuando no curso de Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e respectivas literaturas, na área de Ensino de Língua Inglesa, e no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Unipampa. Tem interesses de pesquisa na área de ensino e aprendizagem de línguas e tecnologias.

Iago Goulart BORBA, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Estudante de Letras Línguas Adicionais- Inglês e Espanhol e suas respectivas literaturas na Universidade Federal Do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé. Brasil, RS

Luciani Salcedo OLIVEIRA, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

LUCIANI SALCEDO DE OLIVEIRA é Professora Associada IV na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em Bagé, RS. Coordena o PPG em Ensino de Línguas na UNIPAMPA. Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre e Doutora em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Doutorado Sanduíche (Bolsista CNPq) na Macquarie University, Sydney/Austrália. Sua experiência profissional abrange o ensino de língua inglesa, nos contextos Fundamental, Médio e Superior. Atua nas áreas de formação (inicial e continuada) de professoras(es) de inglês, escola pública, estágio supervisionado, linguística sistêmico-funcional e análise crítica do discurso.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos