AUTONOMIA, USO DAS TIC E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
Palabras clave:
Autonomia, TIC, Aprendizagem de InglêsResumen
Este artigo apresenta pesquisa desenvolvida com alunos do Curso de Licenciatura em Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e respectivas literaturas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão sobre o caráter autônomo dos alunos e o desenvolvimento desta autonomia junto com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas de estudo de inglês. Os dados da pesquisa foram coletados com alunos do primeiro, terceiro, quinto e sétimo semestres do curso de Letras – Línguas Adicionais no primeiro semestre de 2018, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa com base em um questionário online. Os resultados, presentes nesta pesquisa, trazem definições comuns a todos quanto ao conceito “autonomia”, mas diferentes perspectivas quanto aos comportamentos autônomos de cada aluno. Além disso, apontam para o uso das TIC como recursos de estudo fora do ambiente acadêmico.