AUTONOMIA, USO DAS TIC E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

Authors

Keywords:

Autonomia, TIC, Aprendizagem de Inglês

Abstract

Este artigo apresenta pesquisa desenvolvida com alunos do Curso de Licenciatura em Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e respectivas literaturas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão sobre o caráter autônomo dos alunos e o desenvolvimento desta autonomia junto com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas de estudo de inglês.  Os dados da pesquisa foram coletados com alunos do primeiro, terceiro, quinto e sétimo semestres do curso de Letras – Línguas Adicionais no primeiro semestre de 2018, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa com base em um questionário online. Os resultados, presentes nesta pesquisa, trazem definições comuns a todos quanto ao conceito “autonomia”, mas diferentes perspectivas quanto aos comportamentos autônomos de cada aluno. Além disso, apontam para o uso das TIC como recursos de estudo fora do ambiente acadêmico.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Gabriela Bohlmann DUARTE, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduada em Letras- Licenciatura em Português/Inglês e respectivas Literaturas, Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na área de Linguística Aplicada. É Professora Adjunta I da Universidade Federal do Pampa - Bagé (UNIPAMPA), atuando no curso de Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e respectivas literaturas, na área de Ensino de Língua Inglesa, e no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Unipampa. Tem interesses de pesquisa na área de ensino e aprendizagem de línguas e tecnologias.

Iago Goulart BORBA, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Estudante de Letras Línguas Adicionais- Inglês e Espanhol e suas respectivas literaturas na Universidade Federal Do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé. Brasil, RS

Luciani Salcedo OLIVEIRA, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

LUCIANI SALCEDO DE OLIVEIRA é Professora Associada IV na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em Bagé, RS. Coordena o PPG em Ensino de Línguas na UNIPAMPA. Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre e Doutora em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Doutorado Sanduíche (Bolsista CNPq) na Macquarie University, Sydney/Austrália. Sua experiência profissional abrange o ensino de língua inglesa, nos contextos Fundamental, Médio e Superior. Atua nas áreas de formação (inicial e continuada) de professoras(es) de inglês, escola pública, estágio supervisionado, linguística sistêmico-funcional e análise crítica do discurso.

Published

2021-01-26

How to Cite

DUARTE, G. B., BORBA, I. G., & OLIVEIRA, L. S. (2021). AUTONOMIA, USO DAS TIC E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL. Applied Linguistics Pathways, 24(1), 288–308. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3118

Issue

Section

Artigos