O (DES)PREPARO PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS VOZES DE CONCLUINTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

Autores

  • Ana Paula de Araujo CUNHA IFSUL
  • Cleide Martinez da Silva MARTINS IFSUL Colégio São José

Palavras-chave:

Formação docente, Estágio de regência de classe, TDIC

Resumo

Este artigo compreende o recorte de pesquisa a partir de cujos dados pretende-se discutir acerca de quão preparados se sentem futuros professores para o exercício efetivo da docência, sobretudo no que diz respeito ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recursos potentes a serem agregados às práticas de sala de aula. A investigação em foco analisou as percepções de graduandas em fase de conclusão de um curso de licenciatura em Letras sobre a sua formação inicial, incluindo o período de estágio de regência de classe, com especial atenção ao preparo para a inserção tecnológica no planejamento e desenvolvimento de atividades pedagógicas. Neste texto, apresentam-se, como constituintes do corpus empírico, os dados oriundos de entrevistas semiestruturadas com oito licenciandas em período pós estágio. Tais dados, por seu turno, foram tratados por meio do método de Análise de Conteúdo, alicerçado em base eminentemente qualitativa. De modo geral, a formação foi apontada pelas participantes como sendo falha no que tange ao preparo para o ensino de língua portuguesa mediado pelas TDIC, uma das razões pelas quais a maioria admitiu não ter incluído o seu uso em suas práticas como professoras estagiárias. Como agravante, foi destacada a precária estrutura das escolas. É, portanto, razoável colocar em xeque até que ponto os cursos de licenciatura e as instituições de ensino básico estão alinhados às demandas do século XXI.

 

Biografia do Autor

Ana Paula de Araujo CUNHA, IFSUL

Doutora e Mestre em Letras – Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-doutorado na mesma área. Professora Titular Permanente do programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias, certificado pela instituição e cadastrado no CNPq.

Áreas de interesse: Linguística Aplicada e Educação. Tópicos: Ensino e aprendizagem de línguas; formação de professores; mediação docente; ensino mediado por TDIC, entre outros.

Cleide Martinez da Silva MARTINS, IFSUL Colégio São José

Mestre em Educação e Tecnologias pelo Programa de Pós- Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia, do Instituto Sul-rio-grandense - Campus Pelotas (IFSUL). Especialista em Linguística, pela Universidade Federal de Pelotas. Graduada no curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas, pela Universidade Federal do Pampa. Membro do grupo de pesquisa Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias. Professora de Língua Portuguesa no Colégio São José - Pelotas

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Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos