O (DES)PREPARO PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS VOZES DE CONCLUINTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
Palabras clave:
Formação docente, Estágio de regência de classe, TDICResumen
Este artigo compreende o recorte de pesquisa a partir de cujos dados pretende-se discutir acerca de quão preparados se sentem futuros professores para o exercício efetivo da docência, sobretudo no que diz respeito ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recursos potentes a serem agregados às práticas de sala de aula. A investigação em foco analisou as percepções de graduandas em fase de conclusão de um curso de licenciatura em Letras sobre a sua formação inicial, incluindo o período de estágio de regência de classe, com especial atenção ao preparo para a inserção tecnológica no planejamento e desenvolvimento de atividades pedagógicas. Neste texto, apresentam-se, como constituintes do corpus empírico, os dados oriundos de entrevistas semiestruturadas com oito licenciandas em período pós estágio. Tais dados, por seu turno, foram tratados por meio do método de Análise de Conteúdo, alicerçado em base eminentemente qualitativa. De modo geral, a formação foi apontada pelas participantes como sendo falha no que tange ao preparo para o ensino de língua portuguesa mediado pelas TDIC, uma das razões pelas quais a maioria admitiu não ter incluído o seu uso em suas práticas como professoras estagiárias. Como agravante, foi destacada a precária estrutura das escolas. É, portanto, razoável colocar em xeque até que ponto os cursos de licenciatura e as instituições de ensino básico estão alinhados às demandas do século XXI.