FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

Palavras-chave:

Licenciatura em Letras-Língua Inglesa. Tecnologias digitais. Prática pedagógica. Ensino e aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as reflexões de três alunos do curso de Licenciatura em Letras-Língua inglesa, de uma universidade federal do norte do país, acerca da inclusão das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem. O referencial teórico baseia-se nos usos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TIDC) (Kenski, 2012a, 2012b; Moran, 2012, 2013; Camargo e Daros, 2021; entre outros). Com relação à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso qualitativo e utiliza como instrumento de pesquisa um questionário, um diário reflexivo e uma entrevista. Os resultados apontam que uma disciplina acadêmica específica sobre tecnologias digitais tem papel relevante no curso de formação inicial de professores de inglês, além dos alunos do curso usarem a tecnologia para aprender a língua-alvo e a refletir criticamente a respeito das potencialidades e da apropriação dessas tecnologias para fins pedagógicos. Defende-se, assim, que as tecnologias digitais podem trazer múltiplas vantagens ao serem incorporadas à pedagogia da sala de aula de maneira reflexiva, funcional e crítica no curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa, trazendo contribuições importantes para a formação inicial de professores de inglês.

Biografia do Autor

Marcus de Souza Araujo, Universidade Federal do Pará-UFPA

Possui Graduações em Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa (1997) e Licenciatura em Letras-Língua Inglesa (1999) pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC-MG (2003), Mestrado em Letras: Linguística pela Universidade Federal do Pará (2006) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP (2017). É Professor Adjunto 4 da Universidade Federal do Pará, em regime de dedicação exclusiva, atuando no Curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) e no Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), ambos dessa Universidade.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos