FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Licenciatura em Letras-Língua Inglesa. Tecnologias digitais. Prática pedagógica. Ensino e aprendizagem.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as reflexões de três alunos do curso de Licenciatura em Letras-Língua inglesa, de uma universidade federal do norte do país, acerca da inclusão das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem. O referencial teórico baseia-se nos usos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TIDC) (Kenski, 2012a, 2012b; Moran, 2012, 2013; Camargo e Daros, 2021; entre outros). Com relação à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso qualitativo e utiliza como instrumento de pesquisa um questionário, um diário reflexivo e uma entrevista. Os resultados apontam que uma disciplina acadêmica específica sobre tecnologias digitais tem papel relevante no curso de formação inicial de professores de inglês, além dos alunos do curso usarem a tecnologia para aprender a língua-alvo e a refletir criticamente a respeito das potencialidades e da apropriação dessas tecnologias para fins pedagógicos. Defende-se, assim, que as tecnologias digitais podem trazer múltiplas vantagens ao serem incorporadas à pedagogia da sala de aula de maneira reflexiva, funcional e crítica no curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa, trazendo contribuições importantes para a formação inicial de professores de inglês.