RESSIGNIFICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

  • Ananda Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS
  • Layse Oliveira Ferreira Marques Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Úrsula Cunha Anecleto Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

O contexto educacional, sobretudo brasileiro, demanda reinvenção, considerando-se os processos culturais que o circunda. Propõe-se neste estudo uma discussão acerca das ressignificações no ensino de Línguas como um espaço de oportunidades para construção de mecanismos sobre o entendimento da realidade, a partir do re/conhecimento da própria cultura e da cultura do outro; do respeito às diferenças de ordens diversas, dentre elas as linguísticas; da tolerância; da participação crítica na sociedade; da promoção de uma comunicação responsável e culturalmente sensível entre as pessoas. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar como se concebe um ensino de Línguas, na perspectiva dos Letramentos Interculturais, e, para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica. A partir do arcabouço teórico, almeja-se ressignificar os papéis sociais de aluno, professor e a perspectiva de ensino e de aprendizagem, vislumbrando possíveis premissas norteadoras para o ensino de Línguas, na referida abordagem. Os resultados desta investigação revelam que os Letramentos Interculturais alicerçam um ensino de Línguas, e viabilizaram a proposição de premissas que atendam às demandas educacionais contemporâneas, de forma inclusiva, reflexiva e crítica, mas requer também mudanças dos papéis sociais de aluno, professor e da perspectiva de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Ananda Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS

Doutoranda em Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Mestra em Letras- Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialista em Gestão Educacional em Rede- Centro de Educação Aberta e a Distância  (CEAD/UFP)  e em Linguística Aplicada à Educação-Universidade Estadual do Piauí  (UESPI); Graduada em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa; Professora efetiva de Língua Portuguesa- Secretaria de Educação do Piauí  (SEDUC/PI); Técnica em Assuntos Educacionais- Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Layse Oliveira Ferreira Marques, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutoranda em Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Mestra em Língua e Cultura – Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA); Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa – Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC); Graduada em Letras com Habilitação em Língua Inglesa- (UFBA); Professora efetiva de Língua Inglesa – Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Doutora em Educação- Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestra em Crítica Cultural (UNEB); Especialista em Metodologia do ensino, pesquisa e extensão em Educação (UNEB) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACINTER). Graduada em Letras Vernáculas - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS);  Professora Adjunta no Departamento de Educação (UEFS), no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (UEFS) e no Programa de Pós-graduação em Educação (UEFS).

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos