RESSIGNIFICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUAS
Abstract
O contexto educacional, sobretudo brasileiro, demanda reinvenção, considerando-se os processos culturais que o circunda. Propõe-se neste estudo uma discussão acerca das ressignificações no ensino de Línguas como um espaço de oportunidades para construção de mecanismos sobre o entendimento da realidade, a partir do re/conhecimento da própria cultura e da cultura do outro; do respeito às diferenças de ordens diversas, dentre elas as linguísticas; da tolerância; da participação crítica na sociedade; da promoção de uma comunicação responsável e culturalmente sensível entre as pessoas. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar como se concebe um ensino de Línguas, na perspectiva dos Letramentos Interculturais, e, para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica. A partir do arcabouço teórico, almeja-se ressignificar os papéis sociais de aluno, professor e a perspectiva de ensino e de aprendizagem, vislumbrando possíveis premissas norteadoras para o ensino de Línguas, na referida abordagem. Os resultados desta investigação revelam que os Letramentos Interculturais alicerçam um ensino de Línguas, e viabilizaram a proposição de premissas que atendam às demandas educacionais contemporâneas, de forma inclusiva, reflexiva e crítica, mas requer também mudanças dos papéis sociais de aluno, professor e da perspectiva de ensino e de aprendizagem.