CHARGE SOBRE O DIA DO BEIJO:

Uma perspectiva bakhtiniana

Autores

  • Mariana Briese Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Dominique de Melo Franco Campelo Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Veridiane da Costa Gomes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumo

Este texto parte de inquietações particulares, visto que os Gêneros dos Discurso, considerando a perspectiva bakhtiniana, são uma possibilidade de investigar o linguístico-discursivo, para além do dito e da estrutura da língua. A compreensão do gênero discursivo, neste trabalho, adota duas perspectivas: (i) os gêneros discursivos são dispositivos estáveis, visto que têm uma dada forma composicional; (ii) o tema do enunciado vai para além do dito, sendo responsável pela atribuição do sentido. Compreender e interpretar a charge que aqui vamos analisar somente se torna possível quando os interlocutores conhecem o atual cenário político-social e foram atravessados pelo discurso apresentado. A ADD considera que a interpretação se dá pela ida ao passado e ao futuro, recorrendo a toda a experiência do sujeito. É possível que, mesmo conhecendo tal cenário, os sentidos possíveis se deem de maneiras diversas, justamente pelo fato de termos um sujeito único e singular tanto enunciando como compreendendo. As vivências, experiências, ideologias, espaços, épocas, bagagens culturais contribuem para a constituição e atribuição de um dado sentido ao enunciado por parte do leitor.

Palavras-Chave: Bagagem cultural. Dialogismo. Gêneros. Singularidade. Vivência.

Biografia do Autor

Mariana Briese, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI. Pós-graduada em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pela Faculdade Dom Alberto. Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Instituto de Letras e Artes - ILA (2021). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória - GEPIM/FURG (https://gepimfurg.wordpress.com). 

Dominique de Melo Franco Campelo, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2021- atual). Graduada em licenciatura letras/ português pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como monitora da disciplina de Compreensão e Produção de Texto em Língua Portuguesa ( 2016.2) e Leitura e Produções de Textos Acadêmicos (2017.1-2017.2), ambas pela UFPE. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq em que desenvolve a pesquisa: A linguagem como acontecimento do ser em Bakhtin. Também é membro do grupo de estudos e pesquisas sobre Surdez e Educação de Surdos (GEPESES/UFPE) e do grupo de pesquisa: Linguagem, Sociedade, Saúde e Trabalho (CNPQ/UFPE). Concentra-se nos estudos acerca da filosofia da linguagem, no contexto dialógico do discurso e na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM).

Veridiane da Costa Gomes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduada em Licenciatura em Letras/ Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Grupo Núcleo de Estudos Avançados de Linguagens - NEAL (FURG/UFPEL). Membro da Equipe do Projeto de Pesquisa: A Implementação do Trabalho com Gêneros na Escola Básica a partir da Análise Dialógica do Discurso e das Diretrizes da BNCC.Pesquisador Responsável Adail Sobral.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos