CHARGE SOBRE O DIA DO BEIJO:

Uma perspectiva bakhtiniana

Autores

  • Mariana Briese Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Dominique de Melo Franco Campelo Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Veridiane da Costa Gomes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumo

Este texto parte de inquietações particulares, visto que os Gêneros dos Discurso, considerando a perspectiva bakhtiniana, são uma possibilidade de investigar o linguístico-discursivo, para além do dito e da estrutura da língua. A compreensão do gênero discursivo, neste trabalho, adota duas perspectivas: (i) os gêneros discursivos são dispositivos estáveis, visto que têm uma dada forma composicional; (ii) o tema do enunciado vai para além do dito, sendo responsável pela atribuição do sentido. Compreender e interpretar a charge que aqui vamos analisar somente se torna possível quando os interlocutores conhecem o atual cenário político-social e foram atravessados pelo discurso apresentado. A ADD considera que a interpretação se dá pela ida ao passado e ao futuro, recorrendo a toda a experiência do sujeito. É possível que, mesmo conhecendo tal cenário, os sentidos possíveis se deem de maneiras diversas, justamente pelo fato de termos um sujeito único e singular tanto enunciando como compreendendo. As vivências, experiências, ideologias, espaços, épocas, bagagens culturais contribuem para a constituição e atribuição de um dado sentido ao enunciado por parte do leitor.

Palavras-Chave: Bagagem cultural. Dialogismo. Gêneros. Singularidade. Vivência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Briese, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI. Pós-graduada em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pela Faculdade Dom Alberto. Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Instituto de Letras e Artes - ILA (2021). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Memória - GEPIM/FURG (https://gepimfurg.wordpress.com). 

Dominique de Melo Franco Campelo, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2021- atual). Graduada em licenciatura letras/ português pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como monitora da disciplina de Compreensão e Produção de Texto em Língua Portuguesa ( 2016.2) e Leitura e Produções de Textos Acadêmicos (2017.1-2017.2), ambas pela UFPE. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq em que desenvolve a pesquisa: A linguagem como acontecimento do ser em Bakhtin. Também é membro do grupo de estudos e pesquisas sobre Surdez e Educação de Surdos (GEPESES/UFPE) e do grupo de pesquisa: Linguagem, Sociedade, Saúde e Trabalho (CNPQ/UFPE). Concentra-se nos estudos acerca da filosofia da linguagem, no contexto dialógico do discurso e na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM).

Veridiane da Costa Gomes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduada em Licenciatura em Letras/ Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Grupo Núcleo de Estudos Avançados de Linguagens - NEAL (FURG/UFPEL). Membro da Equipe do Projeto de Pesquisa: A Implementação do Trabalho com Gêneros na Escola Básica a partir da Análise Dialógica do Discurso e das Diretrizes da BNCC.Pesquisador Responsável Adail Sobral.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos