A ATIVIDADE DOCENTE COMO TRABALHO E OS MULTILETRAMENTOS DIGITAIS NO HORIZONTE SOCIAL DO ENSINO

Autores

  • Lúcia Serafim Universidade Federal de Campina Grande
  • Manassés Xavier Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

No presente texto, realizamos uma análise sobre a questão da atividade docente como trabalho e nela situamos a presença dos multiletramentos digitais como importantes instrumentos no horizonte social do ensino.  Apresentamos dados oriundos de pesquisa que são vozes docentes do contexto universitário de uma instituição pública estadual, que nos dizem desta relação trabalho docente e multiletramentos digitais, quando tiveram que atuar no ensino remoto emergencial, devido à pandemia por COVID-19. Consideramos de essencial relevância que a atividade docente e a função dos letramentos e dos multiletramentos digitais sejam compreendidas na complexidade e nas diversas modificações que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea em todas as áreas do conhecimento, incluindo a da educação, na qual concebemos que todo professor é um agente de letramento e, como tal, agente de ensino que necessita atuar num ambiente que priorize a pessoa do professor e seu processo social de aprendizagem.

Palavras-Chave: Atividade docente como trabalho. Ensino.  Multiletramentos.

 

 

Biografia do Autor

Lúcia Serafim, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrado em Ciências da Sociedade da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (2002). Especialização em Psicologia Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maceió (1992), Especialização em Novas Tecnologias na Educação (2009), e em Tecnologias na Educação pela Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro (2011). É Professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Educação, Centro de Educação - CEDUC, Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação, Mídias e Artes - GPTEMA. Tem experiência na área de Educação, nos seguintes temas: didática, educação e tecnologias digitais, TIC e processos educativos, EaD, formação de professores e letramento digital docente. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, PPGLE/UFCG.

Manassés Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Estágio Pós-Doutoral em Linguística na Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG). Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Desenvolve pesquisas com referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem, da Linguística Aplicada, da Educomunicação e das Teorias da Comunicação e do Jornalismo.

 

 

 

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos