A ATIVIDADE DOCENTE COMO TRABALHO E OS MULTILETRAMENTOS DIGITAIS NO HORIZONTE SOCIAL DO ENSINO
Resumo
No presente texto, realizamos uma análise sobre a questão da atividade docente como trabalho e nela situamos a presença dos multiletramentos digitais como importantes instrumentos no horizonte social do ensino. Apresentamos dados oriundos de pesquisa que são vozes docentes do contexto universitário de uma instituição pública estadual, que nos dizem desta relação trabalho docente e multiletramentos digitais, quando tiveram que atuar no ensino remoto emergencial, devido à pandemia por COVID-19. Consideramos de essencial relevância que a atividade docente e a função dos letramentos e dos multiletramentos digitais sejam compreendidas na complexidade e nas diversas modificações que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea em todas as áreas do conhecimento, incluindo a da educação, na qual concebemos que todo professor é um agente de letramento e, como tal, agente de ensino que necessita atuar num ambiente que priorize a pessoa do professor e seu processo social de aprendizagem.
Palavras-Chave: Atividade docente como trabalho. Ensino. Multiletramentos.