A NOVELA DA “CPI DO CACHOEIRA”: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Authors

  • Raimundo Nonato Moura FURTADO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Keywords:

Multimodalidade, Gramática do Design Visual, CPI, Álbum.

Abstract

Esse trabalho pretende analisar como a multimodalidade contribui para a construção de sentidos no gênero álbum de notícias. Para isso, recorremos a um álbum de notícias que divulga alguns textos relacionados com a Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI que investigou o “Caso Cachoeira”. Para isso, selecionamos 07 (sete) imagens do álbum intitulado “A novela da CPI do Cachoeira” que foram analisadas, considerando os tópicos da Gramática do Design Visual (KRESS & Van LEEUWEN, 1996, 2006). Essa investigação nos permitiu compreender que o título adotado pelo álbum, bem como a composição e estruturação das imagens em seu interior constituem uma importante unidade de construção de sentido. As imagens perderiam muito do seu sentido se analisadas e lidas isoladamente sem levar em consideração sua relação com um todo, o álbum. Ele é uma metáfora de uma novela onde cada personagem (apresentado de forma caricatural e aqui representados pelos membros da CPI) desempenha um papel específico, comparado a alguns estereótipos do gênero novela.

 

Author Biography

Raimundo Nonato Moura FURTADO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Letras (Português- Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará (2008), Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003) e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2011). Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE. Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, dedicando-se aos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeira, formação de professores de LE, produção de textos, multiletramentos e letramento crítico. É membro dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais - GEALA (UFC) e Análise Crítica do Discurso (IFCE).

Published

2014-03-13

Issue

Section

Artigos