REMIXES E LEITURAS HIPERMIDIÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE OS LETRAMENTOS DIGITAIS EM LÍNGUA INGLESA NA UFPI

Authors

  • Silvia Monica Moura LIMA UFPI
  • Beatriz Gama RODRIGUES UFPI

Keywords:

Remix. Leitura. Hipermídia. Inglês. Letramento Digital.

Abstract

Atualmente, as novas tecnologias perfazem as interações sociais humanas. Aos nascidos da era digital, esses letramentos intensificam-se: jovens e adolescentes editam fotos, textos e vídeos, fazem colagens, remixagens interativamente via web. No tocante ao universo teórico, podemos refletir que as abordagens, hoje,  perfilham a heterogeneidade de práticas sociais de leitura e escrita desempenhadas tanto em esferas como a igreja, a escola, a universidade e o trabalho (letramentos dominantes) quanto os provenientes das novas tecnologias e de valores culturais locais como o hip-hop, hipertextos e o grafitte. Fundamentamos esse trabalho a partir da leitura de  Coscarelli (2005); Rojo(2009,2012, 2013); Ferrari (2012); Gomes(2011); dentre outros.Nosso corpus é constituído por 15 alunos graduandos. A coleta de informações ocorreu no segundo semestre de 2013, objetivando refletir como a Universidade Federal do Piauí, sobretudo na disciplina de inglês instrumental, articula-se aos novos letramentos, como a leitura hipermidiática e as práticas de remixagens. Ao analisarmos os dados fornecidos pelos questionários, constatamos que a universidade nem sempre reflete essa realidade, ainda é necessário  fazer uso de políticas educacionais que visem a heterogeneidade de letramentos, que forneçam ao professor pensar em como explorar os recursos que o sistema online possui e que tangenciam essas práticas plurais.

Author Biographies

Silvia Monica Moura LIMA, UFPI

ESTUDANTE DO MESTRADO ACADEMICO EM LETRAS

ESPECIALISTA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E NOVAS EDUCAÇÕES

GRADUADA EM LETRAS INGLES 

Beatriz Gama RODRIGUES, UFPI

 Professora do Departamento de Letras da UFPI. Assessora Internacional, UFPI. Coordenadora do ISF, UFPI. Doutora em Linguística Aplicada- PUC-SP. 

Published

2014-12-02

Issue

Section

Artigos