INSPEÇÃO POR LÍQUIDO PENETRANTE NA HASTE DE COMANDO E ANÁLISE DE VIBRAÇÃO DO ROTOR DE CAUDA DA AERONAVE AIRBUS AS350 ESQUILO

Autores

  • José Rubens de Camargo UNITAU
  • José Gildenys Charll dos Santos
  • Cristian Cley Paterniani Rita
  • Emerson Augusto Raymundo
  • Jorge Luiz Rosa
  • Francisco José Grandinetti

Palavras-chave:

Ensaio não destrutivo, Líquido penetrante, Vibração, Balanceamento, Helicóptero

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de realizar uma inspeção por líquido penetrante na haste de comando do rotor de cauda e posteriormente analisar a vibração do rotor de cauda na aeronave AIRBUS AS350 (Esquilo). Sendo o helicóptero conhecido como uma máquina que possui elevados níveis de vibração e ruído, o processo de balanceamento de seus eixos e rotores, tarefa rotineira realizada principalmente após intervenções de manutenção, torna-se ainda mais importante. Sabe-se que uma manutenção de controle de vibração deve ser realizada para melhorar a eficiência da tripulação, proporcionar uma operação com segurança, fornecer conforto aos passageiros, garantir confiabilidade dos equipamentos eletrônicos e mecânicos e minimizar a fadiga do rotor e da fuselagem da aeronave. Para isso foi realizada uma pesquisa quantitativa, onde se traduz os números que correspondem às vibrações para a classificação e análise de informações, utilizando-se recursos e técnicas estatísticas, assim como uma pesquisa bibliográfica e documental teve sua grande importância neste trabalho. O líquido penetrante utilizado foi do Tipo I (fluorescente) e o método utilizado para a análise de vibração é a de soma de vetores a partir do nível de vibração indicado pelo aparelho Aces Model 2020 Probalancer Analyser com os acelerômetros da Aces Systems model 991D-1. Concluindo-se que tanto os ensaios não destrutivos como a análise de vibrações são ferramentas poderosas no auxílio à prevenção de falhas, diminuindo o custo de manutenção, prolongando a vida útil de um helicóptero e preservando o bem maior que é o fator humano.

Referências

ABENDI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS E INSPEÇÃO. Ensaios não destrutivos e inspeção, 2019. Disponível em: http://www.abendi.org.br/abendi/default.aspx?mn=709&c=17&s=&friendly=. Acesso em: 11/08/2019.

ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Instrução Suplementar – IS Nº 43.13-003

Revisão C, 2013. Disponível em: http://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e- is/is/is-43-13-003/@@display-file/arquivo_norma/IS43.13-003C.pdf. Acesso em: 12/08/2019.

AIRBUS HELICOPTERS, Maintenance Manual AS350, 64-10-00-604 – Tail rotor blade – Inspection /Check, Balancing the tail rotor on long shaft TGB aircraft, 2015.

AIRBUS HELICOPTERS. Alert Service Bulletin – ASB No. AS350-67.00.76, Protective Measure,Rotor Flight Controls – Tail rotor flight controls, 2017.

HELIBRAS, Helicópteros do Brasil S.A., Manual de Instrução para Mecânicos –THM Esquilo, 1992.

MATAREZI, J. C. Aplicação do Ensaio de Eddy Current Phased Array em Componentes Aeroespaciais. Tese (Mestrado em engenharia mecânica) – Universidade de Taubaté, Taubaté, 2009.

MATAREZI, J.C.; RODRIGUES, A. M. Qualificação no ensaio por líquido penetrante Nível 1. Apostila Líquido Penetrante – Nível 1, DCTA, IFI, 2015.

RODRIGUES, L. E. M. J. Ensaios Mecânicos de Materiais. Aula 14 – Líquido Penetrante. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.engbrasil.eng.br/pp/em/aula14.pdf. Acesso em: 10/08/2019.

SOEIRO, Newton Sure. Curso de fundamentos de vibrações e balanceamento de rotores.Apostila de curso oferecido a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A, Belém-PA, 2008.

Downloads

Publicado

2023-08-11

Edição

Seção

Artigos