ANÁLISE INICIAL DA SOLDA A PONTO POR RESISTÊNCIA PARA CARACTERIZAR O DEFEITO POR INDENTAMENTO E ELETRODOS DESALINHADOS – PARTE 1

Authors

  • Fábio Rodrigues da Silva Universidade de Taubaté
  • José Rubens de Camargo Universidade de Taubaté

Abstract

A altíssima competitividade do mercado automobilístico, cria nestas organizações uma busca incansável de reduções de custos aliados ao aumento dos índices de qualidade. O processode soldagem a ponto por resistência é muito empregado na indústria automobilística, por possuir alta produtividade e qualidade. A indústria automobilística busca atualmente a garantia da qualidade dos pontos de solda por meio de ensaios não-destrutivos (END), motivados pelas reduções de custos e pela manutenção da produtividade. O que está sendo utilizado na atualidade é a “Qualificação do Processo” por meio do monitoramento da formação da lentilha de solda. O objetivo desta pesquisa é demonstrar uma abordagem sobre a prática no controle de qualidade na montadora, para a análise da solda a ponto. O foco será em 2 problemas oriundos do processo de soldagem: indentamento e desalinhamento de eletrodos. Os parâmetros de máquina de soldagem, como corrente e tensão de solda, foram monitorados e garantidos 100% em toda a fase experimental. Esta pesquisa irá demonstrar os problemas da qualidade do ponto de solda, baseado no teste de arrancamento e metalografia. A fase experimental desta pesquisa foi realizada por meio de 10 corpos de prova. Com os resultados obtidos pode-se concluir que o critério de arrancamento para a solda a ponto atende a um requisito laboratorial, com uma avaliação pontual se a solda rompeu na lentilha ou na chapa; e que para a análise metalográfica, há que definir critérios mais detalhada, com um estudo da morfologia da solda e sua periferia por estereoscopia. O controle visual deve ser melhor embasado na avaliação do controle da qualidade da solda, pois o controle visual além de ser pouco difundido, existe a dificuldade em viabilizar um método robusto de controle ou autocontrole, pois depende da formação de profissionais para esse fim e de programas estruturados de qualificação e de requalificação periódica.

Author Biographies

Fábio Rodrigues da Silva, Universidade de Taubaté

Departamento de Engenharia Mecânica

José Rubens de Camargo, Universidade de Taubaté

Departamento de Engenharia Mecânica

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