METODOLOGIA ATIVA PROBLEM BASED LEARNING APLICADO A DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS FLUIDOS: UTILIZAÇÃO DO NÚMERO DE REYNOLDS EM UM PROTÓTIPO DE TÚNEL DE VENTO.

Autores/as

  • Ramon Oliveira Borges dos Santos Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal
  • Luana Maryan de Almeida Rodrigues de Souza Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal
  • Joselito Moreira Chagas Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal

Resumen

Visando melhorar o conhecimento técnico transmitido aos estudantes, executou-se de maneira prática fundamentos teóricos previamente apresentados em disciplinas de um curso de engenharia. Essa ideia expressiva foi aplicada neste projeto, foram utilizados conceitos do número de Reynolds, princípio físico que faz parte dos temas selecionados à disciplina de mecânica dos fluidos. A partir de conhecimentos prévios e estudos requeridos, foram realizados experimentos num protótipo de um túnel de vento. Essa experiência permitiu a demonstração do escoamento de um fluido e seu respectivo valor, calculado a partir da aplicação da equação do número de Reynolds.

Publicado

2023-07-12

Número

Sección

Artigos