A UTILIZAÇÃO DAS TIC EM AULAS DE LÍNGUA MATERNA: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO MULTIMODAL, INTERATIVO E COLABORATIVO
Autores
Beatriz dos Santos Clemente MACHADO
UFV
Nara Luiza Bital CHIAPPARA
UFV
Adriana SILVA
UFV
Palavras-chave:
Multimodalidade. TIC. Gêneros. Ensino.
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de trabalho na língua materna por meio da multimodalidade como recurso de aprendizagem de leitura e escrita, experimentando práticas inovadoras de uso das TIC. Partimos do pressuposto de que a educação escolar é fundamental no processo de significação e ressignificação de sentidos e o professor deve favorecer a interação com o texto de modo que os gêneros sejam trabalhados em seus diferentes funcionamentos por meio da sequência didática. No presente trabalho, consideramos o gênero na perspectiva bakhthiniana como formas não fixas, com propriedades relativamente estáveis. Essa relatividade genérica se dá exatamente pelo uso que os atores sociais fazem da linguagem em suas atividades cotidianas. As inovações curriculares e novas formas de pensar o ensino e aprendizagem de língua materna por meio dos gêneros discursivos já fazem parte das reflexões da maioria dos profissionais envolvidos, mas ainda há um campo aberto para pensarmos em alternativas mais eficazes, por meio da multimodalidade e das TIC. Com esse intuito, nos propomos a contribuir para essa discussão com base em pressupostos teóricos consistentes e atuais, em especial os trabalhos de Signorini (2012); Rojo (2013); Schneuwly; Dolz, (2004) e Vasconcelos; Dionísio (2013).
Biografia do Autor
Beatriz dos Santos Clemente MACHADO, UFV
Mestranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Viçosa, professora de Língua Poruguesa efetiva na rede estaudal de educação de Minas Gerais - SEE/MG.
Nara Luiza Bital CHIAPPARA, UFV
Mestranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Viçosa.
Adriana SILVA, UFV
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, retextualização e escrita acadêmica.