A UTILIZAÇÃO DAS TIC EM AULAS DE LÍNGUA MATERNA: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO MULTIMODAL, INTERATIVO E COLABORATIVO
Palabras clave:
Multimodalidade. TIC. Gêneros. Ensino.Resumen
O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de trabalho na língua materna por meio da multimodalidade como recurso de aprendizagem de leitura e escrita, experimentando práticas inovadoras de uso das TIC. Partimos do pressuposto de que a educação escolar é fundamental no processo de significação e ressignificação de sentidos e o professor deve favorecer a interação com o texto de modo que os gêneros sejam trabalhados em seus diferentes funcionamentos por meio da sequência didática. No presente trabalho, consideramos o gênero na perspectiva bakhthiniana como formas não fixas, com propriedades relativamente estáveis. Essa relatividade genérica se dá exatamente pelo uso que os atores sociais fazem da linguagem em suas atividades cotidianas. As inovações curriculares e novas formas de pensar o ensino e aprendizagem de língua materna por meio dos gêneros discursivos já fazem parte das reflexões da maioria dos profissionais envolvidos, mas ainda há um campo aberto para pensarmos em alternativas mais eficazes, por meio da multimodalidade e das TIC. Com esse intuito, nos propomos a contribuir para essa discussão com base em pressupostos teóricos consistentes e atuais, em especial os trabalhos de Signorini (2012); Rojo (2013); Schneuwly; Dolz, (2004) e Vasconcelos; Dionísio (2013).Descargas
Publicado
2014-07-31
Número
Sección
Artigos