AÇÕES AFIRMATIVAS E RECURSOS DISCURSIVOS: a representação dos atores sociais na dimensão extensionista de um projeto educacional selecionado para o Programa UNIAFRO
Autores
Carlos José LIRIO
UNIFESP
Palavras-chave:
Ações afirmativas. Projeto de extensão. Recursos discursivos. Atores sociais. Análise crítica do discurso.
Resumo
Este artigo realiza, mediante a Análise Crítica do Discurso (ACD) (FAIRCLOUGH, 2009), um estudo acerca dos modos de representação dos atores sociais em um projeto educacional de caráter extensionista, selecionado para o Programa UNIAFRO/2008. Os objetivos são: 1) explicitar estratégias discursivas centradas na representação dos atores sociais e caracterizadoras do referido projeto como recurso discursivo; 2) propiciar uma discussão crítico-discursiva sobre a eficácia socioeducativa da proposta pedagógica representada no projeto em questão. Para tanto, foi construído, transdisciplinarmente, um objeto de pesquisa embasado em categorias linguístico-discursivas e sociológicas fornecidas por van Leeuwen (1996), Giddens (1984), Bourdieu (1991) e Bernstein (1996), mostrando como o discurso pedagógico, no projeto de extensão analisado, constrói sujeitos imaginários, relações de poder e recursos discursivos restritos ao contexto pedagógico. Conclui-se que os modos como os atores sociais são referidos explicita a fragilidade do projeto enquanto recurso discursivo útil às ações afirmativas, contudo, é apresentada uma sugestão para aprimorá-lo: a incorporação de atividades de Consciência Linguística Crítica (FAIRCLOUGH, 1992).
Biografia do Autor
Carlos José LIRIO, UNIFESP
Possui Graduação em Letras Português/Inglês (Licenciatura) pela Universidade Braz Cubas (1994), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Português também pela Universidade Braz Cubas (1995), Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Estudos Linguísticos (texto e discurso) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Professor Adjunto A - I, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.