AÇÕES AFIRMATIVAS E RECURSOS DISCURSIVOS: a representação dos atores sociais na dimensão extensionista de um projeto educacional selecionado para o Programa UNIAFRO
Palabras clave:
Ações afirmativas. Projeto de extensão. Recursos discursivos. Atores sociais. Análise crítica do discurso.Resumen
Este artigo realiza, mediante a Análise Crítica do Discurso (ACD) (FAIRCLOUGH, 2009), um estudo acerca dos modos de representação dos atores sociais em um projeto educacional de caráter extensionista, selecionado para o Programa UNIAFRO/2008. Os objetivos são: 1) explicitar estratégias discursivas centradas na representação dos atores sociais e caracterizadoras do referido projeto como recurso discursivo; 2) propiciar uma discussão crítico-discursiva sobre a eficácia socioeducativa da proposta pedagógica representada no projeto em questão. Para tanto, foi construído, transdisciplinarmente, um objeto de pesquisa embasado em categorias linguístico-discursivas e sociológicas fornecidas por van Leeuwen (1996), Giddens (1984), Bourdieu (1991) e Bernstein (1996), mostrando como o discurso pedagógico, no projeto de extensão analisado, constrói sujeitos imaginários, relações de poder e recursos discursivos restritos ao contexto pedagógico. Conclui-se que os modos como os atores sociais são referidos explicita a fragilidade do projeto enquanto recurso discursivo útil às ações afirmativas, contudo, é apresentada uma sugestão para aprimorá-lo: a incorporação de atividades de Consciência Linguística Crítica (FAIRCLOUGH, 1992).Descargas
Publicado
2014-07-31
Número
Sección
Artigos