VIDEO GAMES E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: O JOGO PERSONA 4:GOLDEN EM UMA PERSPECTIVA DE GÊNEROS DISCURSIVOS

Autores

  • Rafael Leonardo da SILVA Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

English language learning, Video games, Text genres.

Resumo

This study aims at discussing how the text genre theory (BAKHTIN, 1992; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) contributes to the understanding of how video games can foster English language learning. Persona 4: Golden, the video game chosen for this study, was analyzed through Dolz and Schneuwly’s (2004), namely: action capacities; linguistic capacities; linguistic-discursive capacities. The analysis shows that the first six hours of gameplay of the aforementioned object of study present a wide array of text genres that simulate texts found in the real world, engaging players in authentic practices that stimulate language learning. Moreover, as the understanding of language is a prerequisite to move forward in the game, motivation is a key factor in P4G. Lastly, since the game used in this study is also present in other media, players might engage in gaming culture.

Biografia do Autor

Rafael Leonardo da SILVA, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina a nível de mestrado. Professor de inglês licenciado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuou como professor assistente de língua portuguesa na University of Georgia, EUA, como bolsista Fulbright (2014-2015). Como aluno de iniciação científica, participou do projeto de pesquisa Pensamento Crítico para Ação Transformadora (PPCAT). Participou de projeto para leitura de obras de Roland Barthes (2010-2012) e foi aluno de iniciação científica no projeto Gêneros Textuais e Educação Inicial do Professor de Língua Inglesa (GENTEDIPLI) (2010-2011). Inglês avançado, nível C1 (Cambridge, dezembro de 2012); nível intermediário de Alemão (agosto de 2011). Realizou funções de professor de inglês no College Language Center, Londrina (2013-2014). Atuou como monitor na Cultura Inglesa Londrina (2012), realizando funções de professor substituto e ministrante de aulas de reforço. Atuou como Assistente Editorial na empresa Liberi Criações Didáticas (2011-2012), participando do desenvolvimento da coleção Vontade de Saber – Inglês, aprovada para o Programa Nacional do Livro Didático 2014. No âmbito acadêmico, considera-se um pesquisador construcionista social e foca seus estudos na área de letramento crítico.

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Publicado

2016-06-27

Edição

Seção

Artigos