VIDEO GAMES E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: O JOGO PERSONA 4:GOLDEN EM UMA PERSPECTIVA DE GÊNEROS DISCURSIVOS

Autores/as

  • Rafael Leonardo da SILVA Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

English language learning, Video games, Text genres.

Resumen

This study aims at discussing how the text genre theory (BAKHTIN, 1992; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) contributes to the understanding of how video games can foster English language learning. Persona 4: Golden, the video game chosen for this study, was analyzed through Dolz and Schneuwly’s (2004), namely: action capacities; linguistic capacities; linguistic-discursive capacities. The analysis shows that the first six hours of gameplay of the aforementioned object of study present a wide array of text genres that simulate texts found in the real world, engaging players in authentic practices that stimulate language learning. Moreover, as the understanding of language is a prerequisite to move forward in the game, motivation is a key factor in P4G. Lastly, since the game used in this study is also present in other media, players might engage in gaming culture.

Biografía del autor/a

Rafael Leonardo da SILVA, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina a nível de mestrado. Professor de inglês licenciado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuou como professor assistente de língua portuguesa na University of Georgia, EUA, como bolsista Fulbright (2014-2015). Como aluno de iniciação científica, participou do projeto de pesquisa Pensamento Crítico para Ação Transformadora (PPCAT). Participou de projeto para leitura de obras de Roland Barthes (2010-2012) e foi aluno de iniciação científica no projeto Gêneros Textuais e Educação Inicial do Professor de Língua Inglesa (GENTEDIPLI) (2010-2011). Inglês avançado, nível C1 (Cambridge, dezembro de 2012); nível intermediário de Alemão (agosto de 2011). Realizou funções de professor de inglês no College Language Center, Londrina (2013-2014). Atuou como monitor na Cultura Inglesa Londrina (2012), realizando funções de professor substituto e ministrante de aulas de reforço. Atuou como Assistente Editorial na empresa Liberi Criações Didáticas (2011-2012), participando do desenvolvimento da coleção Vontade de Saber – Inglês, aprovada para o Programa Nacional do Livro Didático 2014. No âmbito acadêmico, considera-se um pesquisador construcionista social e foca seus estudos na área de letramento crítico.

Publicado

2016-06-27

Número

Sección

Artigos