O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EAD: À LUZ DA LINGUÍSTICA APLICADA TRANSGRESSIVA

Autores

  • Bruno FRANCESCHINI Universidade Federal de Uberlândia
  • Simone Tiemi HASHIGUTI Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Linguística Aplicada Transgressiva, EAD, PARFOR, Ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o ensino de Língua Inglesa em um curso de licenciatura plena em Língua e Literaturas de Língua Inglesa a distância, elaborado e instituído para responder à demanda do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Busca-se refletir sobre questões que tratam das fronteiras que o curso e esse programa atravessam. Para tanto, o desenvolvimento da pesquisa está ancorado principalmente em autores que tratam de perspectivas de trabalho transgressivas em Linguística Aplicada e que discutem questões específicas sobre a aprendizagem nessa modalidade de ensino. Noções como transgressão, autonomia, poder e inclusão social são discutidas e mobilizadas durante a análise do Projeto Político Pedagógico do curso e de duas de suas disciplinas, objetos eleitos nesta pesquisa. Os resultados alcançados nos levam a concluir que a elaboração do material didático, da forma como praticada no curso, é um dos elementos responsáveis pelo que se defende ser um seu aspecto transgressor Junto a isso também a possibilidade de rompimento das relações de poder na sala de aula, com a constituição de autonomia por parte do aluno, é uma segunda característica da transgressão. Esses são os aspectos que compreendemos ser desejáveis para a modalidade do curso, principalmente no contexto brasileiro de ensino de línguas estrangeiras e de ampliação da educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno FRANCESCHINI, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, campus Catalão. É graduado em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Letras da UEM, na área de Estudos Linguísticos, seguindo a linha de pesquisa ";;Estudos do texto e do Discurso";; (2012). Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF-UEM/CNPq) da Universidade Estadual de Maringá e do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF-UFU/CNPq) da Universidade Federal de Uberlândia. No X Congresso da Associação Latino-Americana dos Estudos do Discurso, em 2013, obteve o segundo lugar na América Latina no concurso de teses e dissertações promovido pela entidade. Desenvolve suas pesquisas em Análise do Discurso e trabalha com os seguintes temas: dispositivo, processos de subjetivação, governamentalidade.

Simone Tiemi HASHIGUTI, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia; atua no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Possui doutorado (2008) e mestrado (2003) em Linguística Aplicada, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. É bacharel em Linguística também pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente com os seguintes temas: corpo e outras materialidades visuais, análise do discurso, ensino/aprendizagem de língua inglesa, produção de materiais didáticos, tecnologias de informação e comunicação e educação a distância. É líder do Grupo de Pesquisa: O Corpo e a Imagem no Discurso.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos