O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EAD: À LUZ DA LINGUÍSTICA APLICADA TRANSGRESSIVA
Palabras clave:
Linguística Aplicada Transgressiva, EAD, PARFOR, Ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira.Resumen
Este trabalho tem como objetivo discutir o ensino de Língua Inglesa em um curso de licenciatura plena em Língua e Literaturas de Língua Inglesa a distância, elaborado e instituído para responder à demanda do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Busca-se refletir sobre questões que tratam das fronteiras que o curso e esse programa atravessam. Para tanto, o desenvolvimento da pesquisa está ancorado principalmente em autores que tratam de perspectivas de trabalho transgressivas em Linguística Aplicada e que discutem questões específicas sobre a aprendizagem nessa modalidade de ensino. Noções como transgressão, autonomia, poder e inclusão social são discutidas e mobilizadas durante a análise do Projeto Político Pedagógico do curso e de duas de suas disciplinas, objetos eleitos nesta pesquisa. Os resultados alcançados nos levam a concluir que a elaboração do material didático, da forma como praticada no curso, é um dos elementos responsáveis pelo que se defende ser um seu aspecto transgressor Junto a isso também a possibilidade de rompimento das relações de poder na sala de aula, com a constituição de autonomia por parte do aluno, é uma segunda característica da transgressão. Esses são os aspectos que compreendemos ser desejáveis para a modalidade do curso, principalmente no contexto brasileiro de ensino de línguas estrangeiras e de ampliação da educação superior.Descargas
Publicado
2016-12-20
Número
Sección
Artigos