A CONSTRUÇÃO DA AUTORIDADE DOCENTE: O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES SOBRE ISSO?
Palavras-chave:
Formação de professores. Autoridade docente. (In)disciplina na escola.Resumo
Este texto expõe uma pesquisa cujo objetivo foi investigar as concepções de alunos em processo de formação docente sobre a autoridade do professor em sala de aula. Sabe-se que a disciplina na escola está estreitamente associada à autoridade docente, daí esse tema tornar-se objeto de nossas investigações, porque a qualidade do ensino pressupõe que haja respeito, e este, por sua vez, vincula-se à autoridade do professor. Para a realização da pesquisa, foram selecionados 33 alunos que frequentavam o curso de Letras, em uma universidade do interior paulista. Por se tratar de um curso de licenciatura, tais alunos provavelmente pretendem exercer o magistério. Sendo assim, a forma como concebem o conceito de autoridade docente certamente influenciará em sua atuação profissional. Assim, solicitamos aos sujeitos de pesquisa que completassem por escrito a seguinte questão: “Em sua opinião, a autoridade do professor consiste em...”. As respostas dos sujeitos de pesquisa foram examinadas segundo os constructos da análise de conteúdo de Bardin (2010). Feitas as análises, verificou-se que a maioria entende a autoridade docente como o poder adquirido pelo professor quando este sabe estabelecer limites ou possui domínio dos conteúdos e postura adequada. Poucos concebem a autoridade docente como uma construção feita em parceria entre professor e aluno. Nesse sentido, segundo os especialistas no assunto, atribuir unicamente ao professor a responsabilidade de angariar o respeito do aluno pode tornar-se empecilho ao êxito da aprendizagem. Por isso, é importante entender no que consiste a autoridade docente para poder incrementar ações que a viabilizam.