A CONSTRUÇÃO DA AUTORIDADE DOCENTE: O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES SOBRE ISSO?

Authors

  • Elisabeth Ramos da SILVA UNITAU
  • Maria José Milharezi ABUD UNITAU

Keywords:

Formação de professores. Autoridade docente. (In)disciplina na escola.

Abstract

Este texto expõe uma pesquisa cujo objetivo foi investigar as concepções de alunos em processo de formação docente sobre a autoridade do professor em sala de aula. Sabe-se que a disciplina na escola está estreitamente associada à autoridade docente, daí esse tema tornar-se objeto de nossas investigações, porque a qualidade do ensino pressupõe que haja respeito, e este, por sua vez, vincula-se à autoridade do professor. Para a realização da pesquisa, foram selecionados 33 alunos que frequentavam o curso de Letras, em uma universidade do interior paulista. Por se tratar de um curso de licenciatura, tais alunos provavelmente pretendem exercer o magistério. Sendo assim, a forma como concebem o conceito de autoridade docente certamente influenciará em sua atuação profissional. Assim, solicitamos aos sujeitos de pesquisa que completassem por escrito a seguinte questão: “Em sua opinião, a autoridade do professor consiste em...”. As respostas dos sujeitos de pesquisa foram examinadas segundo os constructos da análise de conteúdo de Bardin (2010). Feitas as análises, verificou-se que a maioria entende a autoridade docente como o poder adquirido pelo professor quando este sabe estabelecer limites ou possui domínio dos conteúdos e postura adequada. Poucos concebem a autoridade docente como uma construção feita em parceria entre professor e aluno. Nesse sentido, segundo os especialistas no assunto, atribuir unicamente ao professor a responsabilidade de angariar o respeito do aluno pode tornar-se empecilho ao êxito da aprendizagem. Por isso, é importante entender no que consiste a autoridade docente para poder incrementar ações que a viabilizam.

Author Biographies

Elisabeth Ramos da SILVA, UNITAU

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo

Maria José Milharezi ABUD, UNITAU

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Published

2017-01-05

Issue

Section

Artigos