EXPERTISE PROFISSIONAL EM MATERIAL DIDÁTICO DE INGLÊS: A APRENDIZAGEM COMO DIMENSÃO DO TRABALHO DO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA
Palavras-chave:
Materiais didáticos de inglês, Formação profissional, Expertise profissional do técnico em eletromecânica, Perspectiva ergológica, Sociologia do discurso do Círculo de BakhtinResumo
Este artigo visa a problematizar a maneira como dois materiais didáticos produzidos por uma editora estrangeira, voltados para o ensino de inglês em programas de formação profissional de nível técnico, tendem a materializar discursivamente oportunidades de aprendizagem via expertise profissional do técnico em eletromecânica, particularmente, entendida neste estudo como uma dimensão da situação de trabalho. A situação de trabalho engloba diferentes dimensões cujos aspectos se inter-relacionam de modo dinâmico, fluido, constituindo-se numa rede complexa, por meio da qual a atividade de trabalho se constrói (LACOSTE, 1998). Pressupõe-se que materiais dessa natureza tendem a incorporar elementos do contexto específico de trabalho do técnico de determinada carreira profissional, podendo trazer, inclusive, subsídios que nos auxiliam a compreender melhor as relações que se estabelecem entre os indivíduos do coletivo laboral: em especial, relações de aprendizagem com um colega mais experiente, por meio de trocas verbais em ambiente de trabalho. Nesse aspecto, nossa análise ancora-se sob a perspectiva ergológica (SCHWARTZ, 2010), em interlocução com a sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2017). A materialidade linguística analisada evidencia que a aprendizagem via expertise profissional se constitui como uma dimensão que interpenetra as trocas verbais entre os membros do coletivo, o que reforça, portanto, a produtividade da presença de enunciados que dão a ver essa competência, postos em circulação, no uso que se faz do idioma alvo nos materiais investigados.