EXPERTISE PROFISSIONAL EM MATERIAL DIDÁTICO DE INGLÊS: A APRENDIZAGEM COMO DIMENSÃO DO TRABALHO DO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

Autores

  • Carlos Fabiano de SOUZA Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Materiais didáticos de inglês, Formação profissional, Expertise profissional do técnico em eletromecânica, Perspectiva ergológica, Sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin

Resumo

Este artigo visa a problematizar a maneira como dois materiais didáticos produzidos por uma editora estrangeira, voltados para o ensino de inglês em programas de formação profissional de nível técnico, tendem a materializar discursivamente oportunidades de aprendizagem via expertise profissional do técnico em eletromecânica, particularmente, entendida neste estudo como uma dimensão da situação de trabalho. A situação de trabalho engloba diferentes dimensões cujos aspectos se inter-relacionam de modo dinâmico, fluido, constituindo-se numa rede complexa, por meio da qual a atividade de trabalho se constrói (LACOSTE, 1998). Pressupõe-se que materiais dessa natureza tendem a incorporar elementos do contexto específico de trabalho do técnico de determinada carreira profissional, podendo trazer, inclusive, subsídios que nos auxiliam a compreender melhor as relações que se estabelecem entre os indivíduos do coletivo laboral: em especial, relações de aprendizagem com um colega mais experiente, por meio de trocas verbais em ambiente de trabalho. Nesse aspecto, nossa análise ancora-se sob a perspectiva ergológica (SCHWARTZ, 2010), em interlocução com a sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2017). A materialidade linguística analisada evidencia que a aprendizagem via expertise profissional se constitui como uma dimensão que interpenetra as trocas verbais entre os membros do coletivo, o que reforça, portanto, a produtividade da presença de enunciados que dão a ver essa competência, postos em circulação, no uso que se faz do idioma alvo nos materiais investigados.  

Biografia do Autor

Carlos Fabiano de SOUZA, Instituto Federal Fluminense

Doutorando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Estudos de Linguagem pela mesma instituição. Professor de inglês do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Cabo Frio

Downloads

Publicado

2018-10-06

Edição

Seção

Artigos