DA TEORIA À PRÁTICA DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA DE FLE - UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Formação docente, Atividades didáticas, Interação entre pares.Resumo
Resumo: No presente artigo discorrerei acerca de uma proposta de formação que constitui parte da metodologia empregada em minha pesquisa de doutorado, atualmente em andamento no programa de Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP. O objetivo da pesquisa é o de propiciar, por meio de uma formação continuada, o aperfeiçoamento de estratégias didáticas no que tange especificamente ao favorecimento da produção oral em sala de aula de LE, entre aprendizes iniciantes. Centrando-me apenas na primeira etapa da formação, um curso teórico-prático oferecido em uma escola pública do estado de Minas Gerais, apresentarei dois recursos utilizados visando à aplicação prática de conceitos teóricos relacionados à interação em sala de aula de LE, os quais constituíram importantes ferramentas de formação docente: modelos de atividades de produção oral entre pares e um quadro de tipologia elaborado, sobretudo, com base nas obras de Kramsch (1984), Pendanx (1998), Cicurel (2002) e Weber (2013). Palavras-chave: Formação docente. Atividades didáticas. Interação entre pares.