DA TEORIA À PRÁTICA DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA DE FLE - UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Rita de Cássia GOMES Universidade Federal de Viçosa - Professora Assistente de Língua Francesa Universidade de São Paulo- Doutoranda no Programa Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP http://orcid.org/0000-0002-1036-9106

Palabras clave:

Formação docente, Atividades didáticas, Interação entre pares.

Resumen

Resumo: No presente artigo discorrerei acerca de uma proposta de formação que constitui parte da metodologia empregada em minha pesquisa de doutorado, atualmente em andamento no programa de Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP. O objetivo da pesquisa é o de propiciar, por meio de uma formação continuada, o aperfeiçoamento de estratégias didáticas no que tange especificamente ao favorecimento da produção oral em sala de aula de LE, entre aprendizes iniciantes. Centrando-me apenas na primeira etapa da formação, um curso teórico-prático oferecido em uma escola pública do estado de Minas Gerais, apresentarei dois recursos utilizados visando à aplicação prática de conceitos teóricos relacionados à interação em sala de aula de LE, os quais constituíram importantes ferramentas de formação docente: modelos de atividades de produção oral entre pares e um quadro de tipologia elaborado, sobretudo, com base nas obras de Kramsch (1984), Pendanx (1998), Cicurel (2002) e Weber (2013). Palavras-chave: Formação docente. Atividades didáticas. Interação entre pares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rita de Cássia GOMES, Universidade Federal de Viçosa - Professora Assistente de Língua Francesa Universidade de São Paulo- Doutoranda no Programa Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP

Professora de Língua Francesa na Universidade Federal de Viçosa e doutoranda no Programa Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP. Atua nas seguintes áreas: ensino de língua francesa, didática de línguas, interação em sala de aula, formação de professores, cultura e civilização francófonas.

Publicado

2021-09-21

Cómo citar

GOMES, R. de C. (2021). DA TEORIA À PRÁTICA DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA DE FLE - UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE. Caminos En Lingüística Aplicada, 25(2), 223–246. Recuperado a partir de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3072

Número

Sección

Artigos