O QUE DIZEM OS ESTUDANTES SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FORMAS GRAMATICAIS DO ESPANHOL?

Autores

Palavras-chave:

Foco na forma. Intervenção pedagógica. Clíticos. Espanhol.

Resumo

Neste estudo, analisamos as percepções de discentes de um curso de Letras a respeito de intervenção pedagógica administrada, a qual estava destinada ao ensino dos clíticos acusativos de terceira pessoa do Espanhol. Para a obtenção de dados, utilizamos quatro perguntas que foram respondidas por meio da plataforma Google Forms. Os resultados indicaram avaliação positiva em relação ao insumo instrucional recebido. Além disso, apontaram a predileção dos participantes por tipo de tarefas e a indicação de que o ensino de gramática deve ser contextualizado e significativo. Por último, evidenciou-se o benefício do ensino indutivo e explícito na intervenção pedagógica.

Biografia do Autor

Gisele Benck de MORAES, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras e do Curso de Letras da UPF-RS

Eduardo de Oliveira DUTRA, Unipampa

Doutor em Linguística Aplicada pela Unisinos. Professor da Unipampa, curso de Línguas Adicionais.

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Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Artigos