O QUE DIZEM OS ESTUDANTES SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FORMAS GRAMATICAIS DO ESPANHOL?

Authors

Keywords:

Foco na forma. Intervenção pedagógica. Clíticos. Espanhol.

Abstract

Neste estudo, analisamos as percepções de discentes de um curso de Letras a respeito de intervenção pedagógica administrada, a qual estava destinada ao ensino dos clíticos acusativos de terceira pessoa do Espanhol. Para a obtenção de dados, utilizamos quatro perguntas que foram respondidas por meio da plataforma Google Forms. Os resultados indicaram avaliação positiva em relação ao insumo instrucional recebido. Além disso, apontaram a predileção dos participantes por tipo de tarefas e a indicação de que o ensino de gramática deve ser contextualizado e significativo. Por último, evidenciou-se o benefício do ensino indutivo e explícito na intervenção pedagógica.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Gisele Benck de MORAES, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras e do Curso de Letras da UPF-RS

Eduardo de Oliveira DUTRA, Unipampa

Doutor em Linguística Aplicada pela Unisinos. Professor da Unipampa, curso de Línguas Adicionais.

Published

2022-07-31

Issue

Section

Artigos