PREVISÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOS EM DISCIPLINAS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Juliana Marcelino Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Elizabeth Maria da Silva Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

Esta pesquisa objetiva (1) mapear os gêneros acadêmicos previstos para produção em planos de curso de disciplinas voltadas para o ensino de escrita acadêmica; e (02) compreender as possíveis implicações da previsão referida no curso investigado. Teoricamente, fundamenta-se no aparato conceitual vinculado a duas correntes teóricas: a dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 1993) e a dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]). Metodologicamente, situa-se no campo da Linguística Aplicada e desenvolve-se à luz do paradigma interpretativo, sob a abordagem qualitativa, e segundo a tipologia documental. O corpus da pesquisa, explorado com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2002, [1977]), é composto pelo PPC da licenciatura em Matemática. Os resultados sinalizam diferentes gêneros acadêmicos (projeto de pesquisa, monografia, fichamento, resumo, resenha) previstos para a produção nas disciplinas exploradas, particularmente nas seções de ementas e objetivos que compõem os planos de curso dessas disciplinas. A identificação da previsão de gêneros acadêmicos, nas disciplinas focalizadas, configura-se como produtiva, haja vista a oportunidade que os estudantes têm de se familiarizar com textos específicos demandados na esfera acadêmica, bem como a possibilidade de exercitar a produção desses gêneros, em contexto de escolarização.

Biografia do Autor

Juliana Marcelino Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Integra os grupos de pesquisas Teorias da Linguagem e Ensino (UFCG/CNPq); Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB/CNPq) e o Projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/CNPq/UFPB). Tem interesse e desenvolve pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: gêneros discursivos/textuais, letramentos acadêmicos, processos de ensino-aprendizagem de produção textual acadêmica.

Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora nível adjunto IV da UFCG, onde atua tanto na graduação, quanto na pós-graduação, e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Ensino de Línguas e Formação Docente. É uma das idealizadoras do Laboratório de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos (LETA), na UFCG. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita em contextos acadêmicos, letramentos acadêmicos, abordagens de ensino de escrita acadêmica, gêneros acadêmicos escritos.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos