PREVISÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOS EM DISCIPLINAS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Abstract
Esta pesquisa objetiva (1) mapear os gêneros acadêmicos previstos para produção em planos de curso de disciplinas voltadas para o ensino de escrita acadêmica; e (02) compreender as possíveis implicações da previsão referida no curso investigado. Teoricamente, fundamenta-se no aparato conceitual vinculado a duas correntes teóricas: a dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, 1993) e a dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]). Metodologicamente, situa-se no campo da Linguística Aplicada e desenvolve-se à luz do paradigma interpretativo, sob a abordagem qualitativa, e segundo a tipologia documental. O corpus da pesquisa, explorado com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2002, [1977]), é composto pelo PPC da licenciatura em Matemática. Os resultados sinalizam diferentes gêneros acadêmicos (projeto de pesquisa, monografia, fichamento, resumo, resenha) previstos para a produção nas disciplinas exploradas, particularmente nas seções de ementas e objetivos que compõem os planos de curso dessas disciplinas. A identificação da previsão de gêneros acadêmicos, nas disciplinas focalizadas, configura-se como produtiva, haja vista a oportunidade que os estudantes têm de se familiarizar com textos específicos demandados na esfera acadêmica, bem como a possibilidade de exercitar a produção desses gêneros, em contexto de escolarização.