SEXISMO E ETNICIDADE EM MÚSICAS:

Uma proposta de oficinas de leitura crítica

Autores

  • Queite Diniz dos Santos da SILVA Universidade Federal da Paraíba
  • Marluce PEREIRA DA SILVA Universidade Federal da Paraíba
  • Laurênia Souto SALES Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Com este artigo, objetivamos apresentar uma proposta de leitura crítica que proporcione aos estudantes desenvolverem posicionamentos discursivos que colaborem para desconstruir comportamentos racistas, misóginos e sexistas. A proposta envolve oficinas pedagógicas seguidas de leituras e discussões de músicas à luz do que normatiza a Lei 10.639/03, modificada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Para tanto, o aporte teórico sobre o tema apoia-se em Benevides (2022), Carneiro (2011), Davis (2016), Guajajara (2021), Gomes (2017), Ribeiro (2020) e Sacchi (2014). Para a proposta didática, adotamos uma concepção de linguagem como uma prática social constitutiva das interações humanas, integrada ao contexto da agenda política e cultural da Linguística Aplicada, o que nos levou a escolher desenvolver uma metodologia qualitativa interpretativista (MOITA LOPES, 2019). Utilizamos a Análise de Discurso de orientação francesa (AD), incorporando as noções de discurso, compreendido como efeitos de sentido produzidos por sujeitos históricos por meio da materialidade da linguagem, e também de formação discursiva, que se refere ao que pode e deve ser dito em determinada formação ideológica. Projetamos como resultado alçar uma formação discursiva que contribua para o desenvolvimento de atitudes antirracistas, antimisóginas e antissexistas na/para a sociedade.

 

 Palavras-Chaves: Sexismo 1; Etnicidade 2; Leitura 3; Música 4.

Biografia do Autor

Queite Diniz dos Santos da SILVA, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Língua Portuguesa pelo PROFLETRAS/UFPB; Especialista em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar pela FAMEESP/SP; e em Educação de jovens e Adultos pela FACHO/PE; Graduada em Letras/Inglês pela FUNESO/PE. Professora efetiva da SEDUC/PE com língua portuguesa e da Prefeitura Municipal de Paulista no ensino regular e projetos. Desenvolve problematizações em leitura, escrita e reflexão das relações étnico-raciais por meio de projetos e publicações. E-mail: queitediniz@hotmail.com

Marluce PEREIRA DA SILVA, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Estadual de São Paulo, UNESP/Araraquara. Professora do Curso de graduação de Jornalismo e do programa de pós graduação em Jornalismo/PPJ da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Professora colaboradora do programa de pós graduação em estudos da linguagem/ PPGEL da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. E-mail: marlucepereira@uol.com.br

Laurênia Souto SALES, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - PROLING, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departamento de Letras do Campus IV da UFPB, atua como docente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS e do PROLING. E-mail: laureniasouto@academico.ufpb.br

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Publicado

2024-03-06