SEXISMO E ETNICIDADE EM MÚSICAS:

Uma proposta de oficinas de leitura crítica

Autores/as

  • Queite Diniz dos Santos da SILVA Universidade Federal da Paraíba
  • Marluce PEREIRA DA SILVA Universidade Federal da Paraíba
  • Laurênia Souto SALES Universidade Federal da Paraíba

Resumen

Com este artigo, objetivamos apresentar uma proposta de leitura crítica que proporcione aos estudantes desenvolverem posicionamentos discursivos que colaborem para desconstruir comportamentos racistas, misóginos e sexistas. A proposta envolve oficinas pedagógicas seguidas de leituras e discussões de músicas à luz do que normatiza a Lei 10.639/03, modificada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Para tanto, o aporte teórico sobre o tema apoia-se em Benevides (2022), Carneiro (2011), Davis (2016), Guajajara (2021), Gomes (2017), Ribeiro (2020) e Sacchi (2014). Para a proposta didática, adotamos uma concepção de linguagem como uma prática social constitutiva das interações humanas, integrada ao contexto da agenda política e cultural da Linguística Aplicada, o que nos levou a escolher desenvolver uma metodologia qualitativa interpretativista (MOITA LOPES, 2019). Utilizamos a Análise de Discurso de orientação francesa (AD), incorporando as noções de discurso, compreendido como efeitos de sentido produzidos por sujeitos históricos por meio da materialidade da linguagem, e também de formação discursiva, que se refere ao que pode e deve ser dito em determinada formação ideológica. Projetamos como resultado alçar uma formação discursiva que contribua para o desenvolvimento de atitudes antirracistas, antimisóginas e antissexistas na/para a sociedade.

 

 Palavras-Chaves: Sexismo 1; Etnicidade 2; Leitura 3; Música 4.

Biografía del autor/a

Queite Diniz dos Santos da SILVA, Universidade Federal da Paraíba

Maestría en Lengua Portuguesa por el PROFLETRAS/UFPB; Especialista en Orientación, Supervisión e Inspección Escolar por la FAMEESP/SP; y en Educación de jóvenes y Adultos por la FACHO/PE; Graduada en Letras/Inglés por la FUNESO/PE. Profesora efectiva de SEDUC/ PE con lengua portuguesa y el Ayuntamiento de Paulista en la enseñanza regular y proyectos. Desarrolla problematizaciones en lectura, escritura y reflexión de las relaciones étnico-raciales por medio de proyectos y publicaciones. E-mail: queitediniz@hotmail.com

Marluce PEREIRA DA SILVA, Universidade Federal da Paraíba

Doctora en Letras y Lingüística por la Universidad Estadual de São Paulo, UNESP/Araraquara. Profesora del Curso de Graduación de Periodismo y del programa de posgrado en Periodismo/PPJ de la Universidad Federal de Paraíba/UFPB. Profesora colaboradora del programa de posgrado en estudios del lenguaje/ PPGEL de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte/UFRN. E-mail: marlucepereira@uol.com.br

Laurênia Souto SALES, Universidade Federal da Paraíba

Doctora en Lingüística por el Programa de Posgrado en Lingüística - PROLING, de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB). Profesora del Departamento de Letras del Campus IV de la UFPB, actúa como docente del Máster Profesional en Letras - PROFLETRAS y del PROLING. E-mail: laureniasouto@academico.ufpb.br

Publicado

2024-03-06