SEXISMO E ETNICIDADE EM MÚSICAS:

Uma proposta de oficinas de leitura crítica

Authors

  • Queite Diniz dos Santos da SILVA Universidade Federal da Paraíba
  • Marluce PEREIRA DA SILVA Universidade Federal da Paraíba
  • Laurênia Souto SALES Universidade Federal da Paraíba

Abstract

Com este artigo, objetivamos apresentar uma proposta de leitura crítica que proporcione aos estudantes desenvolverem posicionamentos discursivos que colaborem para desconstruir comportamentos racistas, misóginos e sexistas. A proposta envolve oficinas pedagógicas seguidas de leituras e discussões de músicas à luz do que normatiza a Lei 10.639/03, modificada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Para tanto, o aporte teórico sobre o tema apoia-se em Benevides (2022), Carneiro (2011), Davis (2016), Guajajara (2021), Gomes (2017), Ribeiro (2020) e Sacchi (2014). Para a proposta didática, adotamos uma concepção de linguagem como uma prática social constitutiva das interações humanas, integrada ao contexto da agenda política e cultural da Linguística Aplicada, o que nos levou a escolher desenvolver uma metodologia qualitativa interpretativista (MOITA LOPES, 2019). Utilizamos a Análise de Discurso de orientação francesa (AD), incorporando as noções de discurso, compreendido como efeitos de sentido produzidos por sujeitos históricos por meio da materialidade da linguagem, e também de formação discursiva, que se refere ao que pode e deve ser dito em determinada formação ideológica. Projetamos como resultado alçar uma formação discursiva que contribua para o desenvolvimento de atitudes antirracistas, antimisóginas e antissexistas na/para a sociedade.

 

 Palavras-Chaves: Sexismo 1; Etnicidade 2; Leitura 3; Música 4.

Author Biographies

Queite Diniz dos Santos da SILVA, Universidade Federal da Paraíba

Master’s degree in Portuguese by PROFLETRAS/ UFPB; Specialist in Guidance, Supervision and School Inspection by FAMEESP/ SP; and in Education of young people and adults by FACHO/ PE; Graduated in Letters/ English by FUNESO/ PE. Effective teacher of SEDUC/ PE with Portuguese language and Paulista City Hall in regular education and projects. Develops problematizations in reading, writing and reflection of ethnic-racial relations through projects and publications. E-mail address: queitediniz@hotmail.com

Marluce PEREIRA DA SILVA, Universidade Federal da Paraíba

PhD in Languages and Linguistics from the State University of São Paulo, UNESP/Araraquara. Professor of the Journalism undergraduate course and the graduate program in Journalism/ PPJ of the Federal University of Paraíba/ UFPB. Collaborating professor of the graduate program in language studies/ PPGEL of the Federal University of Rio Grande do Norte/ UFRN. Email: marlucepereira@uol.com.br

Laurênia Souto SALES, Universidade Federal da Paraíba

PhD in Linguistics from the Postgraduate Program in Linguistics - PROLING, Federal University of Paraíba (UFPB). Professor of the Department of Letters of Campus IV of UFPB, serves as a teacher of the Professional Master in Letters - PROFLETRAS and PROLING. E-mail: laureniasouto@academico.ufpb.br

Published

2024-03-06